Deputado Gugu Bueno articula obra para resolver problema histórico de erosão em Tuneiras do Oeste
- Assessoria
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Ação liderada pelo 1º secretário junto ao governo do Estado busca conter voçoroca que ameaça infraestrutura pública

O município de Tuneiras do Oeste será beneficiado com a elaboração de um projeto para conter uma grave erosão que compromete áreas urbanas da cidade. A iniciativa foi viabilizada por meio da articulação do 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Gugu Bueno, junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A parceria foi confirmada nesta terça-feira (9), em reunião com o secretário Rafael Greca, o prefeito Padre Guerino e equipes técnicas da prefeitura e do Instituto Água e Terra (IAT).
Sobre a importância da ação e seu impacto para a população, o deputado Gugu Bueno destacou a necessidade de uma solução definitiva. “Sem dúvida nenhuma, é um momento muito importante. Teremos um investimento bastante significativo para que possamos resolver, de uma vez por todas, essa questão”, afirmou.
O parlamentar também ressaltou o caráter ambiental e comunitário da proposta. “O próprio secretário Greca já sugeriu que, após a solução do problema, possamos aproveitar aquele local para fazer uma praça, em homenagem a Santa Helena, com o nome do rio que passa ao lado. Assim, teremos não só uma obra que vai preservar o meio ambiente, mas também um espaço que poderá ser usufruído pela população — um projeto que se torne referência, não apenas para os tuneirenses, mas para toda a nossa região”, completou.
Para o prefeito de Tuneiras do Oeste, a medida representa uma oportunidade concreta de enfrentamento a um desafio antigo. “Pedimos apoio ao deputado Gugu Bueno para resolver a questão. Saímos muito otimistas porque teremos uma solução. Esta é uma cratera de muitos anos, que agora está se aproximando da cidade. A causa é a água que escoa da área urbana, e agora já temos danos à estrutura da cidade”, explicou Padre Guerino.
Voçoroca
A erosão, que deu origem a uma extensa voçoroca e ameaça inclusive a estrutura de uma creche municipal, será controlada por meio da elaboração de um projeto executivo de engenharia, que será desenvolvido por equipes do IAT em parceria com a prefeitura.
Além da recuperação da área e da proteção ambiental, o plano inclui a criação de um parque urbano com espaço de lazer e convivência para os moradores. A expectativa é que a nova área pública receba o nome de Santa Helena, em referência ao rio que atravessa a região.
Comments